Conheça a Ordem dos Frades Menores Conventuais | Paróquia São Maximiliano Mª Kolbe

Conheça a Ordem dos Frades Menores Conventuais

Franciscanos Menores Conventuais são a Ordem fundada por São Francisco de Assis em 1209, com o nome de Frades Menores, ao qual, logo, foi acrescentado o título de Conventuais.

O nome conventual apareceu em 1249/50, identificando aquelas comunidades de frades que moravam em conventos, inseridas nas cidades, dedicadas aos estudos e ao trabalho apostólico em igrejas chamadas conventuais e que valorizavam intensamente a fraternidade desejada por São Francisco como característica de suaOrdem.

Desde seu aparecimento, a Ordem dos Frades Menores (Ordo Fratrum Minorum) foi considerada uma verdadeira Ordem religiosa, caracterizada, porém, por diversos elementos de grande novidade em relação ao estilo de vida dos religiosos da época (os monges). Seus membros vinham de todas as camadas da sociedade, tornando-se irmãos em torno do princípio evangélico da fraternidade; os irmãos não viviam em mosteiros, mas eram itinerantes, parando às vezes em eremitérios por breves períodos. Quem os ligava entre si era a figura arrebatadora do fundador Francisco de Assis; o espírito franciscano e a unidade entre os frades eram assegurados pela Regra de Vida, escrita por Francisco de Assis, pelo elo da obediência e por um sinal externo: o hábito franciscano, de cor cinza. Duas vezes por ano, os frades se reuniam em capítulos para falar das coisas de Deus, para tomar decisões acerca de seu estilo de vida e cultivar entre si o elo da fraternidade.
Ainda que era um estilo de vida fascinante, logo, porém, começaram a aparecer algumas dificuldades: havia o perigo da ociosidade; já havia frades que perambulavam desligados dos demais; a pobreza radical colocava, por vezes, os frades em situações de extrema penúria; não havia como amparar os irmãos doentes e velhos.

Por tudo isso, a Ordem Franciscana viveu nos últimos anos da vida de Francisco (1220-26) transformações decisivas para o seu futuro, transformações que o próprio Francisco aprovava e procurava harmonizar com o espírito original de suafraternidade. E assim, foram-se acrescentando outros elementos que caracterizam a vida franciscana: os frades, de itinerantes se tornaram estáveis, morando em conventos; de iletrados, com Santo Antônio e outros, tomaram-se estudiosos da religião; buscou-se uma ligação mais estreita com a hierarquia da Igreja Católica Romana por meio do Cardeal Protetor; o zelo pela pregação do Evangelho levou os frades a transferirem seus conventos para dentro das cidades e a se dedicarem ao trabalho pastoral entre o povo; procuraram meios menos precários de sustento com uma conseqüente administração mais elaborada.
Com estas transformações, a fraternidade franciscana possuía desde o início elementos de mudança que deveriam levá-la a um estilo de vida conventual, como nova dimensão de unidade e fraternidade. Com esta tendência concordavam Francisco de Assis e todos os membros de boa vontade da Ordem e também a Igreja Católica Romana. As fontes franciscanas[1] historicamente mais próximas a São Francisco mostram como ele próprio favoreceu estas mudanças, embora fontes tardias [2] pretendam falar de rejeição por parte dele.
[1] cf. FASSINI, Dorvalino Francisco, org. Fontes Franciscanas. Mensageiro de Santo Antônio: Santo André, 2004, p. 179-432.