Capelas - Santo Antonio | Paróquia São Maximiliano Mª Kolbe

Capelas - Santo Antonio

A história da comunidade iniciou-se no ano de 2003, quando um grupo formado por mulheres se reuniram para rezar o terço nas casas das famílias católicas do Jardim Laranjeiras. Isto Acontecia mais frequentemente nos meses de maio e de outubro em comemoração dos dias de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida, e nos outros meses elas eram convidadas a rezar o terço em aniversários e ações de graça.

Nos meses de maio e outubro, elas percorriam as casas com a imagem de Nossa Senhora onde permanecia até o outro dia quando a imagem ia em procissão até o próximo lar

.
Esta caminhada continuou conforme os anos, algumas dessas mulheres se afastaram pois mudaram de cidade mas as outras que ficaram continuaram seu trabalho de evangelização com muita perseverança. Estas mulheres assim como a maioria das famílias visitadas freqüentavam a paróquia São Maximiliano ou a comunidade São Sebastião que ficavam distantes do setor.

No dia 12 de maio de 2007, a Legião de Maria da Igreja São Sebastião, realizou a Jornada Apostólica no setor, cuja intenção era a de formar um grupo da legião no Laranjeiras. Durante todo o dia a Jornada realizou-se, ao final a primeira Missa foi celebrada pelo Frei Francisco, que aconteceu na casa da Senhora Maria Gomes, onde as legionárias foram acolhidas.

Como resultado da Jornada o grupo foi formado com as mesmas mulheres que rezavam nos lares e foi como Nossa Senhora de Fátima que ele ficou conhecido.
Com os seus trabalhos domiciliares as legionárias perceberam que no setor havia muitos católicos que não iam a Missa pelo motivo de as comunidades serem distantes ou mesmo por não as conhecerem, casais amasiados, crianças sem o sacramento do batismo e sem catequese, idosos impossibilitados de ir a igreja por motivos de saúde e etc.

Após três meses com o grupo já solidificado, as legionárias convidaram o diretor espiritual, Frei Francisco a celebrar a segunda missa no setor, que desta vez realizou-se na casa do senhor Jacinto Dias pela manhã.

Após esta Missa, no período da tarde, algumas pessoas se reuniram com a intenção de formar a comunidade e de construir uma capela no setor. Outras reuniões aconteceram e nestas reuniões um nome para a capela foi sugerido São José, e nestas mesmas reuniões todos concordaram em esperar a chegada do novo pároco no ano de 2008, pois o antigo, Frei José, estava deixando a paróquia. Quando o novo pároco, Frei Gilberto, se estabilizou na paróquia a representante da comunidade Maria Gomes, levou todo o propósito da comunidade ao seu conhecimento.