Capelas - Nsra de Nazaré | Paróquia São Maximiliano Mª Kolbe

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Capelas - Nsra de Nazaré

História da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré


A comunidade teve início rezando os terços nas casas, pois não havia local para realizar as celebrações. Com algumas semanas, tivemos a autorização da senhora Lêni para realizar as celebrações na área de sua residência.
A primeira missa foi celebrada no dia 14 de janeiro de 1999, (quinta-feira), pelo frei Nazareno. Ficamos neste local durante um mês, logo após, as missas passaram a ser celebradas em um galpão no setor Itamaracá por aproximadamente 11 (onze meses). A primeira pastoral da comunidade foi a renovação carismática católica, (RCC), as mesmas pessoa que participavam do grupo de oração foram as mesmas que começaram com os terços nas casas.

No início a comunidade era chamada de Maria de Nazaré. Os primeiros catequistas foram: Maria da Cruz, Maria José e Divina. A primeira comunhão foi realizada no dia 11 de dezembro 1999, (sábado) e a celebração da crisma foi dia 12 de dezembro de 1999, (domingo). O primeiro pároco foi frei Amilton.

Como a comunidade aumentava consideravelmente e muito rápido, a comunidade Nossa Senhora de Nazaré, também não ficaram para trás, e com isso foram criadas as seguintes pastorais:

Catequese 1999
Grupo de Oração 1999
Liturgia 2000
Dízimo 2000
Ministros da Eucaristia 2001
Coroinhas 2002
Com a ajuda da comunidade e principalmente com a chegada do frei Jailton, surgiram mais duas pastorais que foram:
Milícia da Imaculada 2002
Grupo de Jovem 2002

O segundo pároco de nossa comunidade foi o frei Roberto. Depois de 11 meses consecutivos, a Santa Missa era celebrada em um galpão, logo após os 11 meses, a Santa Missa voltou a ser celebrada na casa da senhora Lêni, e continuou sendo celebrada nessa residência durante um ano e oito meses. Com a saída do frei Roberto, Deus nos enviou um querido e muito amado pároco, frei Euzébio.

Com o apoio do frei Euzébio, conseguimos construir a capela de madeira, o lote onde ela foi construída foi doação de umas pessoas muito especiais para nossa comunidade, que foi a família da nossa catequista e hoje ministra da eucaristia Maria José dos Santos, que por sinal, tem um amor muito grande por nossa capela. Logo em seguida a comunidade recebeu frei Evilásio, e com muita alegria nós o acolhemos em nossa humilde capelinha. Depois de alguns meses frei Evilásio sugeriu que mudássemos o nome da nossa capela que era Maria de Nazaré para Nossa Senhora de Nazaré, e todos nós em comum acordo, aceitamos que fosse mudado o nome da nossa comunidade, e passamos a partir daquele dia a chamar nossa capela de Nossa Senhora de Nazaré.


alguns meses, tivemos a presença do frei Lúcio nos auxiliando. Este tempo foi o suficiente para que nos podessemos aprender  a amá-lo.
Em 2003, o número de catequista aumentou consideravelmente, pois chegamos a ter em nossa catequese 21 catequistas.
  • Cirleide
  • Silma, Janilson e Adélio.
  • Garcia e Dasdores
  • Ana, Rosilene e Clariane.
  • Zilma e Ana Cilma
  • Claudete, Jaislene e Sandra.
  • Janeide e Josimar
  • Silvânia, Gardênia e Glênia.

Em 2003, com a saída do frei Lúcio, Deus nos mandou uma pessoa maravilhosa que veio para nos auxiliar, que essa pessoa foi frei Regildo.
Com a ajuda do frei Regildo, muitas pessoas se consagraram a Nossa senhora, e com isso ajudou a aumentar o número de milicianos em nossa comunidade.
As pessoas que formavam o conselho em 2003 eram:
  • Maria Genoveva e Maciel (presidentes)
  • Gracilene e Edivaldo (tesoureiros)
  • Edilene (secretária)
  • Carlos (cargo indefinido)

Com a graça de Deus, essas pessoas foram e sempre serão muito importantes em nossa comunidade. Dia 15 de novembro de 2003, (segunda-feira), frei Regildo precisou ir embora, aí ficamos mais uma vez sem a presença de frades em nossa comunidade para nos orientar.

Logo em seguida chegou a nossa comunidade frei José, esse veio trazendo como amigos e companheiros de luta, frei Dom, Francisco, Lúcio e Carlos.
Dia 14 de outubro de 2004, (quinta-feira) foi realizada a festa da padroeira, a nossa festa foi um sucesso. Com muito esforço e com a ajuda do frei José, e diante de tudo que estava acontecendo de bom ficamos ansiosos à espera da nova construção de nossa Igreja.

Aqui citamos também nomes de outros freis que muito contribuíram para a construção de nossa capela e que acompanharam a nossa luta na busca por essa conquista, que são:
  • Frei José de Arimatéia
  • Frei Francisco
  • Frei Casimiro
  • Frei José Roberto
  • Frei Gilberto

A última missa celebrada na capela de madeira foi dia 26 de setembro de 2004, (quinta-feira), desde então, já no início da semana seguinte teve início a construção da Igreja, sendo que, a partir de 27 de setembro de 2004 (sexta-feira), a capela de madeira estava sendo demolida.
A base da construção da nova Igreja teve início na semana seguinte, em outubro de 2004.
Em 15 de novembro de 2004 (segunda-feira), as paredes começaram a ser levantadas, precisando de mais ou menos 45 dias para ser levantada e coberta.
Em 15 de dezembro de 2004 (sábado) às 10 h da manhã teve a primeira missa celebrada com Presépio Vivo.
OBS: Desde 26 de setembro de 2004 a 25 de dezembro de 2004 participamos das celebrações em outras comunidades.
Depois das celebrações em outras comunidades.
Não esquecendo de que os novos presidentes do conselho desde o início de 2004 eram:
Carlinhos e Sr. Antônio.
Em março de 2005 começaram a fazer o piso grosso. A comunidade vendo que já havia condições de ter celebrações na comunidade pediu a autorização do pároco Frei José para voltar normalmente com as celebrações acatando o pedido, Frei José autorizou.
No período de março de 2005 a agosto as obras ficaram paradas, logo após, colocaram as janelas e iniciaram o reboco por dentro da igreja (tendo a necessidade de mais ou menos 31 dias para o término).
Em janeiro de 2007 compraram mais  2 caminhões de areia para fazer o segundo piso, no mesmo período foram colocados portas e os vidros da janela.
Em março de 2007 colocaram a cerâmica.
Dia 29 de maio de 2007 a igreja foi pintada por dentro (duração de 29 de maio de 2007 a 15 de junho de 2007).
No dia 18 de junho de 2007 colocaram o forro (duração 18 de junho de 2007 a 23 de junho de 2007).
Recebemos a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e o crucifixo dia 01 de julho de 2007 (domingo). Durante a celebração frei José abençoou a imagem, o crucifixo e o sino.
A imagem de São José e Santa Terezinha foi recebida na comunidade dia 08 de julho de 2007 (domingo).
Dia 19 de agosto de 2007 (domingo) Frei José abençoou o Missal. Recebemos bancos novos dia 20 de agosto (segunda-feira), necessitamos de 03 dias para montar os mesmos.
Dia 27 de agosto de 2007 começaram a pintar a igreja por fora (de 27 de agosto de 2007 a 06 de setembro de 2007).
Dia 30 de agosto de 2007 recebemos Dom Afonso em nossa igreja para a consagração e a benção do santíssimo. Durante a celebração todos os momentos foram filmados.
Dia 13 de janeiro de 2008, frei José celebrou a última missa em nossa comunidade e dia 15 de janeiro de 2008 foi embora de Águas Lindas de Goiás deixando fortes marcas e enormes saudades.
Ao frei José o nosso muito obrigado.
Dia 13 de janeiro de 2008 (domingo) recebemos com muita alegria o nosso Pároco Frei Gilberto.
A primeira missa celebrada pelo nosso Pároco o Frei Gilberto de Jesus Rodrigues em nossa comunidade foi em 06 de fevereiro de 2008 (quarta-feira de cinzas).
Arquivos da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré.
 
Powered by Themes24x7