Capelas - Nsra das Graças | Paróquia São Maximiliano Mª Kolbe

Capelas - Nsra das Graças

História do início e decorrer da Comunidade
Nossa Senhora das Graças

Tudo era muito difícil no início, pois a comunidade estava começando a dar seus primeiros passos. Só havia a paróquia São Pedro e nenhum padre, somente Dom Agostinho que vinha de Luziânia uma vez por mês para atender toda a cidade. A partir daí, em 1995, começamos com um pequeno grupo a se reunir nas casas para rezar o terço e estudar a bíblia. Fomos conversar com o Senhor Bispo para que ele permitisse que fosse celebrada a missa na casa do Sr. Herton Renz, pois a casa dispunha de uma área relativamente grande.

Ele, por sua vez, veio analisar e viu que era possível realizar as celebrações, e nessa mesma época frei Amilton chegou para nos ajudar, a partir daí, os terços e missas eram realizados na casa. A comunidade que até então participava sentiu a necessidade de um nome, mais tarde, em 1996, foi designado que seria a comunidade Sagrado Coração de Jesus.

As missas ficavam cada vez mais cheias, principalmente de jovens, foi então formado o grupo jovem JUFRAN, um grupo que sempre ajudava no que fosse preciso, do JUFRAN originou-se outros grupos e pastorais como o dá catequese, com uma ótima turma de catequistas. A primeira missa de 1ª Eucaristia foi celebrada ainda na casa do Sr. Herton Renz, tendo como celebrante Frei Amilton.

Com a autorização do pároco era realizadas tardes de adoração e noites de vigílias de evangelização, nas casas realizávamos momentos de oração e estudo da vida de São Francisco, também estudávamos sobre a vida de São Maximiliano. Frei Amilton fazia questão nos enviar para ajudar na criação de outras comunidades. Fazíamos vários eventos para arrecadar dinheiro para comprar o lote. Sr. Jaime Monteiro, na época administrador da cidade nos ajudou muito, o primeiro evento deu um lucro de 1.800,00 líquidos.

Num certo dia, uma bondosa Senhora, Dona Joana, hoje já falecida, veio participar da santa missa e viu o nosso apelo para juntar o dinheiro para a compra do lote. Ela e seu marido Sr. Morais foram falar com Frei Amilton, pois queriam doar um lote, atual endereço da igreja, por volta de 1997. Todos nós do grupo juntamente com o Frei ficamos irradiados de tanta alegria. Começamos então a construção da capela que passou a se chamar Nossa Senhora das Graças a pedido de Dona Joana, pois ela era devota de Nossa Senhora das Graças, Frei Amilton aceitou sem hesitar.
            Começamos então a por a mão na massa, os jovens e quatro casais da comunidade. Divulgando os horários da missa, oração e promovendo eventos, cada vez mais pessoas vinham participar das celebrações.

Frei Amilton com um fusca velho, não deixava de atender nem um de nossos pedidos. Quando nós saiamos com o fusca, geralmente ele não chegava conosco e sim nós chegamos com ele, mas o frei não desanimava e nem deixava que nós desanimássemos.
            Padre Uirajá teve uma passagem marcante em nossa comunidade, pois ganhamos ajuda de muitos fieis e de muita gente de outros lugares, principalmente para a construção de nossa capela. Procurávamos construir tudo nos conformes, bem devagar mais bem feito. Geraldo Messias que na época era Diácono vinha celebrar em nossa capela.
            A partir daí, chegou Frei Evilásio que o Freio Amilton designou para nos ajudar, ele deu um grande apoio moral, ele era um amigo, irmão, pai e um filho. Realizou o 1º batizado da comunidade, que foi de Jennifer Silva Renz.
O Apostolado da Oração era um dos mais fortes de toda a paróquia. Muita gente entrou, muita gente saiu, mas todos deixaram sua marca.
            E assim foi crescendo nossa comunidade, muito de nossos colaboradores se mudaram, outros faleceram e outros desistiram. Hoje temos poucas pessoas que fizeram parte do início da comunidade, são tão poucas pessoas que os mais jovens e os novos integrantes da comunidade não conhecem a história da fundação.
            A comunidade Nossa Senhora das Graças iniciou com tais pastorais e movimentos: grupo jovem, catequese, apostolado da oração, ministros extraordinários, batismo, dízimo e outras...
            Peço desculpas, se deixei de mencionar alguém. Peço a Deus que ilumine a todos os Freis que aqui passaram e que estão agora. Também peço misericórdia do pai eterno que ilumine a todos os seus filhos que aqui estavam, estão e estarão. Obrigado manzinha do céu, obrigado Deus. Amém.